domingo, 28 de fevereiro de 2016

Carta ao desconhecido

Há dois anos, antes de embarcar para o meu intercâmbio na Irlanda, eu tinha algumas dúvidas. Então as enviei em um email para um rapaz de uma cidade vizinha a minha no Brasil, que já havia feito o mesmo esquema de intercâmbio que eu iria fazer, de seis meses estudando inglês em Dublin mais seis meses de férias.

Percebo que minha preocupação era em poder continuar com alguns hábitos saudáveis que seguia no Brasil, e sobre questões que podemos as chamar de acessibilidades.


Eu estava prestes a mergulhar em uma cultura totalmente diferente que a minha em um território desconhecido e com a dificuldade de comunicação que a língua me impunha.

E estava preocupada em manter uma rotina que mais tarde eu aprenderia que para mantê-la não dependeria do meio em que se vive e sim de nós mesmos.

24 meses se passaram, e após ter a experiência de morar na Irlanda e vivenciar cada uma das minhas dúvidas passadas, faço das respostas do meu colega as minhas! 


Logo abaixo seguem as perguntas com respostas tais quais foram questionadas e replicadas em fevereiro de 2014. Em preto enumeradas de 1 a 20 as minhas perguntas e em vermelho as respostas do Diegon.

Se eu pensar bem devo ter mais perguntas hahaha, mas por enquanto essas são as mais pertinentes na minha cabeça! Muito obrigada! 

1- como é a comida? Tem frutas? Saladas? Legumes? 
Tem sim. Os mercados lá são muito parecidos com os nossos em questão de produtos.
La a batata ´o alimento mais consumido, devido a abundancia e a história dos Irlanda.
Existe um mercado só com congelados, pelo que percebo vc vai fugir desse lugar hehehehe mas eu comi muito, 
prq é barato e gostosos, porém enjoa.
Existe lojas de produtos brasileiros que vendem produtos mais tipicos, como: feijão, erva de chimarrão, bis, etc. (o que não tem nos mercados de lá)

2- e o frio? Da pra aguentar? 
O frio que eu passei lá foi intenso, teve dias que eram chuva, vento, gelo tudo vindo direto no meu rosto uhauhauahuah
Não precisa comprar casacos aqui, só leve se vc já tiver, impermeável e com toca Guarda-chuva não resolve só te irrita hehehehe
Se você morar em um lugar onde o aquecimento é bom vc não vai sofrer, de preferencia que tenha agua quente tb, inclusive na torneira do banheiro. Geralmente tem em todos os Aptos, mas as vezes pode não tem tudo isso.

3- Você já tinha inglês quando foi pra lá? 
Não falava, digo isso prq la eu percebi o que é o inglês de verdade, e que muitos brasileiros que dizem que falam inglÊs aqui, não falam.

4- Foi fácil passar na imigração?
é Facil, mas pra mim não foi, prq eu vacilei hhihihihihih

5- E abrir a conta no banco?
O que foi ótimo ´que a escola que eu fui deu todo o suporte pra isso, fomos ao banco em grupo, assim como para conseguir o PPS (permissão de trabalho)

6- Arrumou emprego lá?

Não arrumei, prq não quis. Mas tem emprego sim. A irlanda foi o primeiro país asair da crise, isso à 3 meses, então, deve ta bem melhor agora.

7- Tem ervas e chás para comprar lá?
Tipo lojas igual a Pomare aqui em foz? Com grãos. (Chia, quinoa, linhaça...) Sim tem! ja fui cliente de uma.

8- Os irlandeses são boas pessoas? Amigáveis? 
Os irlandeses são muito gente boa, que Dublin é capital com estilo de interior, então o pessoal é bem amigável. Porém lá existe muito mais pessoas de fora do que irlandeses (me refiro a Dublin City Center).

 9- Você foi assaltado alguma vez?
Não.

10- Você levou os euros em cash ou em cartão?
 Tudo em Cash e cartã ode credito do brasil. Mas aconselho vc levar pelo menos 1500 euros em cash e o restante em Travel Card.

11- Foi fácil arrumar moradia?
 

Foi. 

12- E fazer amizade na escola?

Os brasileiros que chegam estão sempre no mesmo barco, então é facil de arrumar "amizades".

13- Foi em shows por lá?

Fui em show de não famosos, show de blues, jazz. Geralmente acontece em um parque e é free. Mas tem shows famosos e muitos.

14- Viajar pela Europa é realmente barato?
Digamos que pra quem ganha em euros é muito barato.
A gente que chega lá com o real cambiado em euro não tao barato, mesmo assim é muito mais barato viajar la d oque aki no Brasil.
e o melhor, tudo é perto. Duas horas vc ta em Barcelona por ex. 1 h em Londres (não fui pra londres) :(

15- Roupas? Coisas no geral, é barato mesmo? Mesmo com o euro absurdamente alto?
Siiiimm, muitoo, eu em arrependi de não ter trazido mais roupas, aki esta um absurdooo, jesus. Lá é realmente muito barato. Lá tem a famosa Pennys que ´como se fosse Riachuelo daqui, mas muito mais barato. E tem Zara, que é digamos como o preço de roupas aqui, um pouco mais barato ainda, mas a qualidade ´incomparavel. Roupas da estação e da europa hehehehe

16- Hoje seu inglês esta super fluente? 
Vc ira mudar seu conceito de Fluente hehehe Mas eu falo bem sim, assisto filmes em ingles sem legendas por ex, alguns filmes q tem vocabulario mais tecnico eu coloco legendas em ingles. 
Mas o ingles que eu quero eu preciso estudar mais, quero fazer esses exames de nivelamento mundiais: TOELF, ESOL etc... pra fazer outra facul fora ou mestrado. Inglês nunca deve parar de aprender, estudar.

17- Da vontade de dormir toda hora por causa do frio?
Sim e muito, eu dormi muito mesmo, eu estudava a tarde, oq é um veneno prq perde boa parte do dia. Estude de manha, ´ruim acordar no frio? é mas vc ira aproveitar mais seu intercambio e ja vai se habituar quando conseguir trabalho.

18- Tem academias lá?

Tem variam de 35 à 50 euros o mês

19- Você engordou ou emagreceu com o intercâmbio? Rsrsrs
Engordei, mas não na irlanda, engordei na Suíça que foi pra onde eu fui depois dos 6 meses na Irlanda.

20- Você precisou ir a algum hospital? Ficou doente lá? Como foi?
Fiquei doente, não fui no hospital. Mas com o seguro saude é facil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário